REVISTA EXAME
Com mimos e descontos, os principais e-commerces brasileiros incentivaram a digitalização dos pequenos negócios durante a pandemia
Por , , Murilo Bomfim, Leo Branco
Publicado em: 27/08/2020 às 05h48 Alterado em: 31/08/2020 às 10h29 access_timeTempo de leitura:
Vendedores online na China e em Bangladesh: na Ásia, a moda nos marketplaces são lives para atrair clientes; e Barbosa, da Clique Presentes (no topo à direita) : venda de presentes para o Brasil inteiro em marketplaces (Sultan Mahmud Mukut/Sopa/Getty Images, Qilai Shen/Bloomberg/Getty Images, Luiz Henrique/Estúdio Foco, China Stringer Network/reutersa, Mike Segar/Reuters, Germano Lüders, Qilai Shen/Bloomberg/Getty Images/Reuters)
A história da comerciante paulista Márcia de Proença Lemes serve de exemplo de como o comércio eletrônico ganhou importância na vida do brasileiro em 2020. Há dez anos Lemes é dona da loja O Caminho, de artigos religiosos ao lado da basílica de Aparecida, maior templo católico do país, no interior paulista e a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo. Acostumada com o vaivém de romeiros em busca de suvenires com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Lemes viu o movimento desabar em abril com a quarentena. “Pensei que iria à falência”, diz.
Para encarar a provação dos tempos atuais, o…
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