A imposição da quarentena e o fechamento de parte do comércio vêm causando profundas transformações no varejo.

Empresas que ainda não haviam criado uma atuação online tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade. Também foi preciso compreender as mudanças de comportamento dos consumidores.

Você está preparado para atender às novas necessidades do seu cliente?

A Consultoria de Inovação R/GA já mapeou pelo menos 10 novos comportamentos do consumidor para sua empresa ficar de olho se ainda quiser conquistá-lo no cenário pós-pandemia.

Um exemplo é criar uma nova experiência de compra para dentro da casa do seu cliente.

Outra dica é expor seus pontos a ser melhorados e co-criar com o consumidor final para aumentar sua confiança.

Mais foco no consumidor

Para o futuro, as experiências de compra serão cada vez mais focadas no consumidor, que busca práticas diversificadas e em multicanais.

“A compra por voz, por exemplo, é algo que está surgindo agora. Estamos só no começo do uso dos meios móveis e digitais, que já estão com o consumidor em toda a jornada de compra”, afirmou Xavier.

Segundo Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM, o uso dos aplicativos móveis se tornará cada vez mais comum. “O consumidor está usando o celular como canal de compra, e esse comportamento só vai…

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