O Idec criou um passo-a-passo que ajuda a identificar se o valor de fato está errado e como reclamar sobre o aumento da conta de luz por autoleitura

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), após receber muitos pedidos de orientação sobre o aumento da conta de luz por autoleitura, preparou um passo-a-passo que explica a medida adotada pela Aneel; esclarece como vem sendo a feita a cobrança para quem não fez a autoleitura e consumiu acima da média dos últimos meses; e, constatado de fato o erro do valor, como fazer a reclamação. 

Em razão da pandemia de Covid-19, no dia 24 de março a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) liberou as distribuidoras (empresas que entregam a energia elétrica) a adotarem medidas alternativas para apurar o consumo de energia de seus clientes, nos meses de abril, maio e junho. O objetivo foi proteger consumidores e funcionários de contágio pelo novo coronavírus, já que os profissionais deixaram de ir aos endereços para fazer a leitura dos medidores. A autoleitura pode ser um fator que influenciou no aumento da conta de luz no período.

As medidas alternativas foram duas: 

  • A autoleitura do medidor de energia (relógio) pelo próprio consumidor, e envio…

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